quinta-feira, 15 de março de 2012

Mc Donald's x LEED


O restaurante McDonalds de Bertioga, na Riviera São Lourenço, é o primeiro da América Latina a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council a empreendimentos que atendam critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico, construtivo e paisagístico.


Do projeto arquitetônico inicial até sua inauguração, o restaurante de Bertioga seguiu os princípios da sustentabilidade ambiental e as diretrizes do LEED. A construção contou com a utilização de tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente, destacando a prevenção de poluição, o reaproveitamento de resíduos, o uso de água da chuva e de energia limpa e a utilização de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.
O restaurante da Riviera reúne uma série de ações sustentáveis, como, por exemplo, o sistema de captura de água pluvial, para utilização na lavagem de pisos e descargas em toaletes, o que permitiu a redução do consumo de água potável em 50%. Além disso, a irrigação dos jardins também é feita com a água das chuvas, o que significou uma economia de 100% de água potável utilizada para essa finalidade
O McDonald's substituiu o gás das câmaras de refrigeração por um modelo que não afeta a camada de ozônio. As peças de madeira utilizam produtos provenientes de áreas de manejo florestal e são certificadas pelo FSC (sigla em inglês para Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português). Há itens de decoração imitando madeira, mas que, na realidade, são de plástico reciclado. No mundo, a rede McDonald's conta com mais dois restaurantes verdes, em Chicago (EUA) e em Lindora (Costa Rica).
No paisagismo, a área permeável com vegetação deve corresponder a 50% da área do terreno. Só são utilizadas plantas nativas que não precisam ser regadas constantemente, pois estão habituadas ao ecossistema e interagem com a fauna local. Usamos também o conceito de "paisagismo produtivo" com frutíferas nativas. No "paisagismo produtivo", devem ser usados em projetos de paisagismo: hortas, frutiferas e temperos.



Para obter a certificação, a loja McDonald's da Riviera teve que seguir os parâmetros estabelecidos desde a construção e, em um ano de operação, o restaurante teve economia de 50% no uso de água potável e de 14% no de energia elétrica - graças à adoção de painéis solares e lâmpadas LED.


Projeto de Arquitetura: Todescan e Siciliano Arquitetura
                                  www.tsarq.com
                                  http://tesarquitetura.blogspot.com/

Projeto de Paisagismo: Coltivare Paisagismo e Jardinagem
                                   www.coltivare.com.br
                                   www.coltivarepaisagismo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...